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Não importa sua idade ou seu tipo físico: é muito bom se exercitar com frequência. Mas, no dia a dia corrido que nós temos, muitas vezes não basta vontade — falta tempo para conseguir praticar uma atividade física com frequência. Uma alternativa adotada por muitos, portanto, é o esportezinho apenas aos fins de semana. 

Fazer exercícios físicos de vez em quando é melhor do que nunca fazer, claro. Mas, atenção: para que seu corpo aguente bem essas sessões esporádicas, é preciso tomar alguns cuidados. 

 

Tente ser menos sedentário no dia a dia

Músculos e articulações costumam sentir mais os esforços esportivos quando não estão habituados aos movimentos. Assim, uma dica é procurar se mexer o máximo possível nos dias em que não sobrou tempo para a academia ou para o futebol com os amigos. Inclua pequenas práticas em seu dia a dia. Que tal substituir o elevador pela escada? 

Quem usa transporte público também pode descer um ponto antes do convencional para fazer uma caminhadinha extra a caminho do trabalho. Outra dica é muito útil para quem trabalha sentado o dia todo: crie o hábito de se levantar ao menos de hora em hora, nem que seja para caminhar até o bebedouro e tomar um copo d’água — aliás, não se esqueça de tomar água!

 

Na hora das refeições

É questão de física: se você estiver com sobrepeso, maior será impacto do seu próprio corpo nas articulações durante a prática esportiva. Assim, é fundamental adotar uma dieta balanceada durante toda a semana, e não somente nos dias em que estiver planejando seus treinos. 

Aliás, a alimentação adequada é fundamental para o bom desempenho de atividades físicas. Já falamos disto aqui: se quiser mais informações, consulte um médico nutrólogo

 

Check-up do atleta de fim de semana

Quanto tempo faz que você não vê como está seu corpo por dentro? Atividade esportiva faz muito bem, mas é preciso ter certeza de que está tudo em ordem com seu organismo. Se você tiver alguma doença desconhecida, uma sobrecarga cardíaca pode acarretar consequências graves. 

Por isso, é altamente recomendável procurar um médico antes de começar essa mudança de hábito. E, depois que engrenar no esporte de sua preferência, mantenha visitas rotineiras ao consultório: o acompanhamento é fundamental. 

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