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Atire a primeira fruta quem nunca sentiu vontade de abusar dos pratos calóricos — de preferência encolhido no sofá, com cobertor e tudo, e televisão ligada — num dia mais friozinho. 

Não precisa se culpar tanto assim. A ciência explica o que acontece no nosso corpo quando a temperatura do ambiente está mais fria — e comer mais é perfeitamente natural. Trata-se de uma forma de gerarmos energia para que a nossa temperatura corporal, essa de cerca de 36,5 graus, seja mantida.

Mas há alguns truques para você conseguir fugir da tentação de ficar só nas bombas calóricas e não descuidar da alimentação no inverno. Até porque, nesta época do ano, também o ânimo para praticar atividades físicas costuma cair. 

 

Frutas e legumes

Em dias mais frios, normalmente temos menos vontade de consumir frutas e legumes. A ideia é mudar um pouco a cara desses vegetais para que eles se tornem palatáveis também no inverno. 

Um exemplo: temperar a banana com um pouco de pó de canela e esquentá-la no microondas — quentinha, ela vai se tornar uma sobremesa bem mais apetitosa nesta época do ano.

No caso dos legumes, um jeito bacana de resolver é fazendo caprichadas sopas. 

 

Sementes e temperos

Uma outra dica saudável que tem a cara do inverno é reforçar o consumo de sementes como linhaça e gergelim. São ingredientes que podem ser acrescentados nos pratos do dia e dia — e costumam ir muito bem. 

Temperos como cebola, alho, gengibre, pimentas, cravo, canela, curry e páprica têm um efeito de “esquentar” o organismo, tornando a comida mais agradável nos períodos mais frios.

 

Chás e infusões

Essas bebidas quentes são muito bem-vindas em dias de inverno. E um jeito de compensar a falta de hidratação que pode ocorrer nesta época do ano — já que, sem querer, acabamos nos esquecendo de tomar água frequentemente. 

 

Acompanhamento

Se você quer um acompanhamento mais adequado para o seu perfil, respeitando os cuidados ao seu organismo nesta época do ano, agende uma consulta com um médico nutrólogo de sua confiança. Ele saberá avaliar as necessidades e demandas de seu corpo e, juntamente com seus gostos pessoais, orientar você a ter uma alimentação mais equilibrada, saudável e correta. 

Vale ter uns dias de preguiça no sofá, para curtir o friozinho vendo sua série favorita na TV, é claro. Só não vale viver o inverno como se não houvesse amanhã!

 

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