As manchas na pele surgem por vários motivos. Algumas são evitáveis e até mesmo podem ser removidas por completo. Entenda com a gente os principais tipos e o que fazer quando alguma aparecer.

Manchas senis

Não se assuste com o nome. As manchas senis surgem em qualquer idade, principalmente no rosto, colo e mãos. E isso acontece um motivo: essas regiões são as mais expostas ao sol durante nossa vida. A melhor forma de evitá-las é com o uso diário de protetor solar, mesmo em dias frios ou nublados. Uma vez que elas aparecem, um médico pode ajudar a atenuá-las com ácidos especiais, peelings e outros tratamentos que colaboram para a renovação das camadas mais superficiais da pele.

Melasma

São aquelas manchas escuras ou acastanhadas que aparecem principalmente no rosto. O melasma é geralmente uma mancha de origem hormonal, mas o fator genético também é importante para seu surgimento. É famoso por aparecer em algumas mulheres durante a gravidez.

Há várias formas de amenizar o problema, como cremes, tratamento com laser, luz pulsada e peelings. Mas, como em todas as outras manchas, proteção contra o sol é essencial em qualquer tratamento!

Veja mais sobre o melasma aqui.

Cicatrizes de acne

A acne não ocorre exclusivamente na adolescência. Ela pode aparecer em qualquer momento da vida, como quando há variações hormonais no organismo, situações de estresse ou ingestão de alguns medicamentos. Principalmente nos casos mais graves, a inflamação causada pela acne pode deixar cicatrizes. Hoje em dia é possível contar com tratamentos seguros e eficazes para o problema, ajudando a renovar a pele, deixando-a mais lisa e uniforme.

Sardas

As charmosas manchinhas na pele surgem geralmente em peles mais claras e não representam nenhum perigo à saúde. Quem quiser atenuá-las pode contar com a medicina para o uso de cremes e aplicações de laser para clarear a região.

Rosácea

É o nome que se dá às inflamações nos vasos sanguíneos do rosto e que causam manchas avermelhadas. Vários fatores podem favorecer seu aparecimento, como exposição ao calor, ingestão de álcool e esforço físico. Também varia o seu grau de intensidade, indo desde apenas vermelhidão até pústulas e espessamento da pele. Dependendo do quadro do paciente, o médico pode prescrever tratamentos tópicos, laser, uso de antiinflamatórios ou até mesmo cirurgias.

Câncer de pele

Manchas na pele irregulares e lesões que não cicatrizam merecem atenção imediata. O Brasil é um dos países com maior incidência de câncer de pele, doença que aparece com mais frequência em pessoas expostas constantemente ao sol sem proteção. Ao menor sinal de manchas e pintas com pigmentação ou bordas irregulares, procure um dermatologista imediatamente.