fbpx

Você já deve ter ouvido frases como “cada um tem o seu metabolismo” ou “é preciso conhecer o metabolismo do seu corpo”, sobretudo se está tentando melhorar a alimentação, perder peso ou começar alguma atividade esportiva.

 

Mas o que é, afinal, metabolismo? 

A palavra vem do grego e significa “mudança”. Em linhas gerais, trata-se do conjunto de reações químicas que ocorrem dentro do organismo de todos os seres vivos. E são essas reações que garantem o suprimento necessário de energia para a vida acontecer. 

Os estudos científicos dessas mudanças que ocorrem o tempo todo no corpo humano têm como precursor o fisiologista italiano Santorio Santorio (1561-1636). Há cerca de 400 anos, ele passou a analisar como o seu próprio peso se alterava de acordo com o dia, comparando medições antes e depois de comer, beber, ir ao banheiro, dormir, etc. 

 

Processos metabólicos

Hoje, sabe-se que o metabolismo pode ser classificado em dois grandes tipos: os processos anabólicos e os processos catabólicos.

Anabolismo são as reações químicas que sintetizam moléculas, seja para a manutenção das estruturas já existentes, seja para o crescimento. Catabolismo, por sua vez, são as quebras de moléculas para a obtenção de energia. 

Os carboidratos, assim como os lípidos e as proteínas, por exemplo, são quebrados em substâncias menores justamente no processo catabólico.

E, mesmo quando você está completamente parado, há um consumo de energia. Afinal, um mínimo é necessário para que haja respiração, para que o coração siga batendo e para que todos os órgãos funcionem adequadamente. Quanto é esse mínimo,chamado de taxa metabólica basal? Depende de muitos fatores e varia de pessoa para pessoa: só um profissional pode avaliar adequadamente. 

 

Cada um, cada um

O gasto energético, ou o tal metabolismo, é diferente mesmo em cada organismo. Essas frases populares que você ouve por aí têm esse fundo de verdade. São muitos os fatores que precisam ser considerados, mas a idade, o sexo e até mesmo o perfil atlético de cada indivíduo precisam ser levados em consideração.

Para conhecer melhor o funcionamento de seu metabolismo, agende uma consulta com um médico nutrólogo. Trata-se de um profissional capacitado para compreender as características de seu organismo e, em seguida, ajudá-lo a obter o melhor de sua alimentação. 

Já segue a Clínica Maddarena nas redes sociais?

instagram facebook1

 

×
Olá!
Como podemos te ajudar?
Por favor, digite seu nome.