Cada paciente tem seus motivos para buscar uma cirurgia plástica. Eles podem envolver preferências estéticas, como correção da orelha de abano, ou questões de saúde, como a reconstrução da mama após um câncer.

Mas, seja qual for a razão, é sempre importante tomar algumas providências antes do grande dia da cirurgia. Veja a seguir os principais cuidados:

 

1. Escolha seu profissional

Cirurgia plástica segura é feita com um médico cirurgião plástico. Trata-se de um profissional que, além da faculdade de Medicina, estudou por muitos anos para se habilitar nesse campo. Verifique se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e se tem cadastro ativo no Conselho Regional de Medicina da região em que atua.

 

2. Converse muito

Nas consultas com seu cirurgião plástico, converse abertamente sobre suas expectativas de resultado, histórico de saúde e até mesmo sobre seus medos envolvendo a cirurgia e o pós-operatório. Tire todas as dúvidas, entenda os riscos e não tenha vergonha. É dever do profissional transmitir informações claras – e, nesse processo, uma relação transparente é essencial.

 

3. Entenda as necessidades do pós-operatório

Como qualquer cirurgia, a cirurgia plástica exige cuidados após sua realização. Conheça os aplicáveis a seu caso, como repouso, uso de cintas de compressão, afastamento do trabalho ou a necessidade de procedimentos auxiliares, como drenagem linfática e outros.

 

4. Faça todos os exames

O cirurgião plástico precisa conhecer a fundo sua saúde antes da cirurgia. Dependendo do perfil do paciente e do procedimento a ser realizado, podem ser solicitados exames como de sangue, urina, eletrocardiograma e até raio-x. Os resultados ajudarão o profissional a avaliar como seu corpo se comportará em relação à anestesia, durante a operação e nos dias que se seguem.

 

5. Se prepare para o dia da cirurgia

Seu médico lhe orientará sobre os cuidados necessários antes da operação. Cada caso exige condutas específicas. As mais comuns são a interrupção do uso de medicamentos que possam interferir na coagulação do sangue e a suspensão de álcool e alimentos pesados na véspera. Não se esqueça, também, de informar seu médico sobre gripes e resfriados e qualquer alteração no seu estado de saúde depois da realização dos exames pré-operatórios.

É preciso seguir à risca as orientações do seu médico. Seja franco se alguma orientação não foi completamente observada. Caso contrário, sua saúde e o sucesso da cirurgia podem ser comprometidos. Lembre-se: uma relação de confiança é muito importante.

Já segue a Clínica Maddarena nas redes sociais?

instagram facebook1