Já tratamos aqui do processo de cicatrização. Hoje, nossa proposta é levar a você, leitor(a), informações sobre como cuidar das cicatrizes. Para isso, conversamos com o Dr. Vitorio, diretor da Clínica Maddarena, que listou logo abaixo alguns cuidados importantes em cada fase do processo:

– Fase inicial: Neste momento é importante manter o local de cicatrização sempre muito limpo, lavando com água e sabonete comum e sempre enxaguando bem. Evite antissépticos e bactericidas, pois do mesmo modo que matam as bactérias, também matam as células de cicatrização;

– Fase intermediária: A crosta (casquinha da ferida) funciona como um curativo biológico. Não a remova, a não ser quando orientado de forma diferente pelo seu médico. Eventualmente crostas muito espessas podem dificultar o progresso da cicatrização, que sempre ocorre da periferia para o centro. Cremes hidratantes ou pomadas podem ser usados, mas desde que sob orientação médica;

– Fase de maturação: Nessa fase é preciso evitar exposição à luz solar, pois isso pode fazer a cicatriz ficar hipercrômica (escura). É também este o momento de ajudar no alinhamento das fibras de colágeno. Massageie a cicatriz no sentido longitudinal, usando para isso um creme ou óleo hidratante – converse com seu médico, que também vai te dizer o número de repetições que essas massagens devem ter por dia e durante quantos meses serão necessárias.

Esperamos que você tenha gostado das dicas do Dr. Vitorio e que siga nos acompanhando aqui no blog e também nas redes sociais!

VEJA MAIS POSTS SOBRE