fbpx

Anunciamos com muito orgulho a chegada da Dra. Ana Vitória Oliveira Almeida, médica nutróloga que veio reforçar nossa equipe multidisciplinar. A Dra. Ana Vitoria é graduada pela Universidade Estadual de Montes Claros, fez residência em pediatria pelo Hospital das Clínicas da UFMG e é pós-graduada em nutrologia e em medicina ortomolecular.

 

Batemos um papo com ela para entender um pouco mais o que um nutrólogo faz e por que esse profissional é essencial para quem quer ter uma vida saudável.

 

Qual a diferença entre um médico nutrólogo e um profissional nutricionista?

O nutrólogo é um médico especialista em metabolismo e alimentação. Avalia a ingestão de alimentos, tanto em nível hospitalar quanto em consultório, e suas repercussões na saúde. Também avalia os impactos do estilo de vida e como melhorá-lo. Pode prescrever medicamentos para tratamentos específicos e suplementação necessária a cada caso. 

 

O nutricionista é um profissional que cursa a faculdade de nutrição. Elabora dietas, adequa a alimentação de acordo com a necessidade e objetivo específico, mas não prescreve medicamentos.

 

Quais as principais queixas de um paciente?

Quem procura um nutrólogo geralmente vem se queixando de desânimo, apatia, queda de cabelo, falta de vitalidade ou sobrepeso. Cabe ao médico investigar o motivo desses problemas e identificar o tratamento adequado com base na ingestão correta de nutrientes. 

 

As queixas podem estar associadas a diversos motivos, como as doenças nutricionais. As mais comuns são a obesidade, o diabetes e a hipertensão arterial. Mas também o paciente pode – e deve – procurar um nutrólogo quando quer melhorar seus hábitos de vida e aprimorar sua ingestão de nutrientes. A atenção a uma vida saudável é muito importante para evitar doenças no futuro. 

 

Atletas que buscam melhorar a performance também precisam de um nutrólogo. Só ele é apto a prescrever suplementação com base na composição corporal e no metabolismo de cada paciente.

 

Como é um tratamento com um médico nutrólogo?

Para começar o tratamento, fazemos uma entrevista detalhada, analisando os exames laboratoriais do paciente e seu exame de composição corporal, que avalia o volume de gordura, músculos e ossos. Então, traçamos um programa individualizado que inclui ajuste alimentar, suplementação e orientações sobre estilo de vida saudável.

 

Se você quiser mais dicas e informações sobre essa área super rica da medicina, fique ligado no nosso blog e nas redes sociais!

Já segue a Clínica Maddarena nas redes sociais?

instagram facebook1

VEJA MAIS POSTS SOBRE
×
Olá!
Como podemos te ajudar?
Por favor, digite seu nome.