Ácido glicólico, retinóico, salicílico… Você certamente já ouviu esses nomes em alguma consulta com seu dermatologista ou lendo algum rótulo de produto. Mas para que eles servem? Confira com a gente!

 

Ácido glicólico

É derivado da cana de açúcar e de outros vegetais doces – por isso o nome. Promove a descamação da pele e a renovação celular. Portanto, é uma boa opção para atenuar linhas de expressão, iluminar a pele, reduzir alguns tipos de manchas e estimular a produção de colágeno pelo organismo.

As formulações em menores quantidades podem ser prescritas por um médico dermatologista para uso em casa, como parte da rotina de cuidados diários. Em maiores concentrações, o ácido só deve ser aplicado por profissionais em sessões de peeling químico.

 

Ácido retinóico

Também promove a descamação da pele, amenizando a sensação de aspereza, as rugas e as manchas. Graças ao seu poder de renovação celular, também é indicado para atenuar estrias e cicatrizes de acne.

 

Ácido hialurônico

Quem acompanha nosso blog sabe como gostamos de falar do ácido hialurônico! Ele é naturalmente produzido pelo organismo e não causa rejeição. É indicado pelos médicos para preencher pequenas áreas do corpo, como lábios e rugas e também para fazer a ancoragem dos tecidos, como no MD Codes.

Hoje em dia há várias formulações do ácido para finalidades específicas — das injeções de preenchimento aplicadas por um médico habilitado até os cremes hidratantes para uso diário.

 

Ácido salicílico

É um ácido que controla a oleosidade da pele e evita a contaminação por fungos e bactérias. Por isso, é muito indicado para quem quer amenizar a acne. Também promove uma leve descamação na pele, o que ajuda na renovação celular.

 

Ácido ascórbico

Também conhecido como a famosa vitamina C, é o queridinho nos tratamentos de rejuvenescimento facial. Por ser antioxidante, ele ajuda a retardar o processo de envelhecimento da pele é indicado para quem ainda não apresenta os primeiros sinais da idade e para quem já quer tratar rugas e linhas de expressão. Também é indicado para algumas manchas, como as do melasma.

 

Ácido tranexâmico

Um outro ácido indicado para o combate à hiperpigmentação. Ele clareia manchas, uniformiza o tom e também pode ser prescrito em casos de melasma, manchas provocadas pelo sol e marcas de acne.

Há várias formas de usá-lo: em cremes, por via oral e até em injeções diretamente na mancha.

 

Atenção aos ácidos: não use nenhum sem prescrição médica!

Os ácidos para o rosto nos trazem excelentes benefícios, mas devem sempre ser usados sob prescrição médica. Só um médico pode avaliar se uma substância é indicada para o caso concreto. O profissional vai levar em consideração muitos outros aspectos do paciente além da queixa que o fez procurar o consultório. É preciso saber sobre alergias, histórico familiar de doenças, a rotina do paciente em relação à exposição ao sol, etc.

Importante: nunca use nenhum medicamento sem orientação e informe imediatamente seu médico sobre reações adversas ou se ficar grávida.

Já segue a Clínica Maddarena nas redes sociais?

instagram facebook1