Certamente você já viu uma loja com prateleiras cheias de cremes com promessas variadas: anti-idade, antissinais, antirrugas, clareador de manchas e muito mais. Mas qual escolher? Pode-se ter certeza de que o escolhido vai fazer efeito? Entenda com a gente até que ponto um cosmético ajuda e como não gastar dinheiro com falsas promessas milagrosas.

 

Como os cremes anti-idade funcionam

A função mais comum desses cremes é hidratar a pele do rosto. Em poucas aplicações a pessoa já percebe resultados positivos, sentindo a pele mais viçosa e iluminada. Há também cremes que fazem um leve peeling na pele, atenuando manchas e melhorando a textura como um todo. 

 

Cuidado com as expectativas

As rugas e a flacidez aparecem porque nosso organismo reduz a produção de colágeno e elastina a partir dos 20 anos. Com isso, a pele perde sustentação e volume e, com o tempo, ganha um ar envelhecido. E é justamente essa falta de colágeno e elastina que é difícil de contornar apenas com cremes. 

 

Uma pele saudável e hidratada já ajuda muito a dar um up no visual. Mas somente o uso de cremes não faz com que o envelhecimento da pele seja retardado. Cosméticos e manipulações são importantes na rotina diária mas eles não têm poder de preencher rugas, eliminar manchas em camadas mais profundas ou levantar áreas que já perderam sustentação.

 

Protetor solar faz parte dos cuidados anti-idade

O sol é um dos principais responsáveis por manchas e pelo envelhecimento precoce da pele. Portanto, não faz sentido investir em cremes anti-idade sem começar pelo básico: protetor solar diariamente, mesmo quando está nublado, não esquecendo de reaplicá-lo a cada quatro horas. Seu uso correto já é um ótimo passo na rotina de cuidados antienvelhecimento!

 

A importância do dermatologista

Como cada organismo é único e responde de forma diferente a um mesmo tratamento, nem sempre o que funcionou em uma amiga vai ter os mesmos efeitos em outra pessoa. Por isso, a melhor forma de combater os primeiros sinais da idade é com a ajuda de um dermatologista. Ele é o profissional habilitado a examinar a pele do paciente, entender seu histórico clínico e prescrever o tratamento mais adequado para suas necessidades. É a melhor pessoa para indicar os cremes e outras soluções de forma personalizada, aumentando as chances de sucesso e evitando que o paciente gaste dinheiro em soluções desnecessárias para o seu caso.

 

Já segue a Clínica Maddarena nas redes sociais?

instagram facebook1